Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

GH e o Envelhecimento

Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais
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

O que é Somatrofina? Para que serve? Benefícios e Colaterais

Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Somatropina

Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Apresentação de Somatropina

Solução injetável.Norditropin Simplexx é apresentado em embalagem contendo um cartucho refil com 1,5 ml desolução pronta para o uso, a ser aplicada com o sistema de aplicação NordiPen correspondente.Norditropin SimpleXx está disponível em três concentrações:Norditropin SimpleXx 5 mg/1,5 ml, para uso com NordiPen 5;Norditropin SimpleXx 10 mg/1,5 ml, para uso com NordiPen 10 e

Norditropin SimpleXx 15 mg/1,5 ml, para uso com NordiPen 15.

Somatropina – Indicações

I – Tratamento, a longo prazo, em crianças com alterações do crescimento devidas à deficiência de
hormônio de crescimento (Somatropina).Deve-se efetuar o diagnóstico através de provas da função hipofisária antes da administração domedicamento. Norditropin SimpleXx só é efetivo enquanto não ocorrer o fechamento epifisário.

II – Síndrome de TurnerIII – Retardo no crescimento em crianças na fase pré-puberal devido à doença renal crônica.

IV – Tratamento de adultos com deficiência de hormônio de crescimento, com doença hipotalâmicahipofisáriaconhecida (qualquer eixo deficiente exceto para prolactina) e cuja deficiência intensa dohormônio de crescimento tenha sido demonstrada por dois diferentes testes dinâmicos de estímulo dohormônio de crescimento.

Os testes para averiguação da deficiência de hormônio de crescimentodevem ser realizados após a instituição de terapia de reposição adequada para qualquer outro eixo.Pacientes cuja deficiência de hormônio de crescimento tenha se manifestado na infância devem serreavaliados na idade adulta e a deficiência deve ser confirmada por dois testes de estímulo.

Em adultos, o teste de tolerância à insulina é o teste de estímulo de escolha. Quando o teste detolerância à insulina estiver contra-indicado, outros testes devem ser utilizados, sendo recomendada acombinação arginina-hormônio de liberação do hormônio de crescimento. Um teste de arginina ouglucagon também pode ser considerado. Contudo, estes testes apresentam menor valor diagnóstico do

que o teste de tolerância à insulina.

Contra-indicações de Somatropina

Norditropin não deve ser utilizado quando houver evidência de atividade tumoral. Antes do início dotratamento deve-se ter certeza de que caso haja qualquer tipo de neoplasia intracraniana, a mesmaesteja inativa e que se tenha completado a terapia antitumoral.

Caso seja observada qualquerevidência de crescimento tumoral, a terapia com Norditropin deve ser suspensa.Em crianças com doença renal crônica, a serem submetidas a transplante renal, o tratamento deve serdescontinuado.

Norditropin é contra-indicado em pacientes que tenham apresentado hipersensibilidade a seus

componentes.

Uso na gravidez de Somatropina

Até o momento, não há dados suficientes sobre a segurança do uso da Somatropina durante agravidez, portanto, Norditropin SimpleXx é contra-indicado na gravidez. Se ocorrer gravidez duranteo tratamento, Norditropin SimpleXx deverá ser descontinuado.

A possibilidade da Somatropina ser secretada no leite materno não pode ser desprezada.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Somatropina

Pode ocorrer retenção de fluidos, com edema periférico e, especialmente em adultos, pode ocorrer síndrome de túnel do carpo. Estes efeitos normalmente são transitórios e dependentes da dose administrada, porém podem requerer diminuição da dose.

Artralgia de intensidade leve, dor musculare parestesia também podem ocorrer em adultos, mas, em geral, são autolimitadas.Reações adversas em crianças são raras. O banco de dados acumulados sobre Norditropin SimpleXx inclui dados de crianças tratadas por até oito anos.

Cefaléia foi relatada com uma incidência de 0,04 por paciente-ano.

Tem-se observado, em raras ocasiões, a produção de anticorpos contra a Somatropina durante o

tratamento com Norditropin SimpleXx. Os títulos e a capacidade de ligação desses anticorpos têmsido muito baixas, não interferindo na resposta à administração de Norditropin SimpleXx.Durante o tratamento com Norditropin SimpleXx podem ocorrer reações de pele no local da injeção.

Alguns casos raros de hipertensão intracraniana benigna foram relatados.

Somatropina – Posologia

A dose é individualizada, com base no peso corpóreo ou na área da superfície corporal e deve sempreser ajustada de acordo com a resposta individual ao tratamento.Como norma geral, recomenda-se uma injeção subcutânea diariamente, administrada à noite.

Recomenda-se alterar o local das aplicações a cada dia, para evitar lipoatrofia.Alternativamente, Norditropin pode ser administrado por via intramuscular, três vezes por semana.

As doses usuais recomendadas são:Deficiência de hormônio de crescimento:Injeção subcutânea:0,07 – 0,1 UI/kg de peso corporal, 6 – 7 vezes por semana, ou2 – 3 UI/m2 de superfície corporal, 6 – 7 vezes por semanaInjeção intramuscular:0,14 – 0,2 UI/kg de peso corporal, 3 vezes por semana, ou 4 – 6 UI/m2 de superfície corporal, 3 vezes por semana.Síndrome de Turner:0,14 UI/kg/dia (4,3 UI/m2/dia) ou 1,0 UI/kg/semana (30 UI/m2/semana).Doença renal crônica0,14 UI/kg/dia (4,3 UI/m2/dia) ou 1,0 UI/kg/semana (30 UI/m2/semana).Terapia de reposição em adultosA dose deve ser ajustada de acordo com as necessidades individuais. Recomenda-se iniciar o tratamento com uma dose bem baixa, como 0,5 UI/dia (3,5 UI/semana), ou não mais do que 0,02UI/kg/dia (0,7 UI/m2/dia), ou 0,125 UI/kg/semana (5,1 UI/m2/semana).A dose inicial deve ser aumentada gradualmente até 0,04 UI/kg/dia (1,5 UI/m2/dia), ou 0,25 UI/kg/semana (10,1 UI/m2/semana), por um período de um a dois meses, dependendo dos resultados obtidos.A determinação do fator de crescimento tipo insulina (IGF-1) no soro pode servir de guia. As necessidades de aumento de doses declinam com a idade.Mensuração da dose prescrita

Após o pó liofilizado ter sido dissolvido em exatamente 1 ml de solução solvente (para Norditropin 4 UI) ou em 3 ml (Norditropin 12 UI), a solução final, em ambos os casos, conterá 4 UI de Somatropina por ml.

Se a dose prescrita for, por exemplo, 2 UI de Somatropina, basta retirar 0,5 ml da solução reconstituída numa seringa apropriada e de precisão para pequenos volumes.

Superdosagem

A administração aguda de uma superdose pode levar, inicialmente, à hipoglicemia e subseqüentemente à hiperglicemia. A administração de superdoses a longo prazo pode resultar em sintomas consistentes com os efeitos conhecidos do excesso de hormônio de crescimento humano.

Características farmacológicas

Hormônio de crescimento humano biossintético obtido por tecnologia de DNA recombinante.

Tudo sobre medicina
Leave a Reply

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: