TRATAMENTO DA CISTITE – Infecção da bexiga
Cistite
Cistite: sintomas, remédios e prevenção dessa infecção urinária
Remédios de farmácia para Cistite
Grupo Sanfil Medicina | Cistite
Cistite é o termo médico para inflamação da bexiga. Da maior parte das vezes, a inflamação é provocada por uma infecção bacteriológica e chama-se infecção do tracto urinário (ITU). Uma infecção da bexiga pode ser dolorosa e incómoda e pode tornar-se um grave problema de saúde se a infecção se espalhar para os rins.
Mais raramente, a cistite pode ocorrer como reacção a determinados medicamentos, radioterapia ou potenciais irritantes, como spray de higiene feminina, geles espermicidas ou utilização a longo prazo de um cateter. A cistite também pode ocorrer como complicação de outras doenças.
O tratamento normal para a cistite bacteriológica é antibióticos. O tratamento para outros tipos de cistite depende da causa subjacente.
Sintomas
Os sinais e sintomas de cistite incluem frequentemente:
- Uma necessidade forte e persistente de urinar
- Uma sensação de ardor quando urina
- Passagem frequente de pequenas quantidades de urina
- Sangue na urina (hematúria)
- Passagem de urina turva ou de odor forte
- Desconforto na área pélvica
- Uma sensação de pressão no abdómen inferior
- Febre baixa
Em crianças, os novos episódios de urinar durante o dia também podem ser um sinal de infecção do tracto urinário (ITU). Urinar durante a noite por si só não é provável de estar associado a ITU.
Quando consultar um médico
Consulte o seu médico imediatamente se tiver sinais e sintomas comuns a uma infecção de rins, incluindo:
- Dor de costas ou de lado
- Febre e calafrios
- Náuseas e vómitos
Se desenvolver urinação urgente, frequente ou dolorosa que dure várias horas ou mais, ou se reparar em sangue na sua urina, consulte o seu médico. Se tiver sido diagnosticada com ITU no passado e se apresentar sintomas que copiam uma ITU anterior, consulte o seu médico.
Consulte também o seu médico se os sintomas de cistite retornarem depois de terminar uma sessão de antibióticos. Pode precisar de tomar um tipo de medicamento diferente.
Se a criança começar a ter acidentes de urina diurnos, consulte o seu pediatra.
Em homens de algum modo saudáveis, a cistite é rara e deve ser investigada pelo médico.
Causas
O seu sistema urinário inclui os rins, ureteres, bexiga e uretra. Todos esses aspectos têm uma função importante na remoção de resíduos do seu corpo.
Os seus rins – um par de órgãos em forma de feijão, situados na parte de trás do seu abdómen superior – filtram os resíduos do seu sangue e regulam as concentrações de várias substâncias.
Os tubos chamados ureteres, transportam a urina dos rins para a bexiga, onde fica armazenada até sair do seu corpo através da uretra.
Cistite bacteriológica
A ITU ocorre normalmente quando as bactérias no exterior do corpo entram no tracto urinário através da uretra e se começam a multiplicar. A maioria dos casos de cistite são provocados por um tipo de bactéria Escherichia coli (E.coli).
As infecções bacteriológicas da bexiga podem ocorrer em mulheres como resultado de relações sexuais. Mas mesmo raparigas e mulheres que não são sexualmente ativas estão sujeitas a infecções no tracto urinário inferior, devido à área genital feminina transportar frequentemente bactérias que provocam a cistite.
Principais tipos de infecções
Os dois principais tipos de infecções bacteriológicas da bexiga são:
- Infecções da bexiga adquiridas na comunidade. Essas infecções ocorrem quando as pessoas que não estão numa instalação de cuidados médicos desenvolvem uma infecção na bexiga. As infecções na bexiga são mais comuns em mulheres que em homens.
- Infecções da bexiga adquiridas em hospital. Essas infecções, também chamadas de infecções nosocomiais, ocorrem em pessoas numa instalação de cuidados médicos, como um hospital ou lar. A maioria das vezes, ocorre a pessoas que tenham colocado um cateter urinário através da uretra para a bexiga para recolher urina, uma prática comum antes de alguns procedimentos cirúrgicos, para alguns testes de diagnóstico ou como forma de drenagem da urina para idosos ou pessoas confinadas a uma cama.
Cistite não infecciosa
Apesar de as infecções bacteriológicas serem a causa mais comum de cistite, um número de factores não infecciosos pode também causar inflamação da bexiga. Alguns exemplos:
- Cistite intersticial. A causa desta inflamação crónica da bexiga, também chamada de síndrome da bexiga dolorosa não é clara. A maioria dos casos são diagnosticados em mulheres. A condição pode ser difícil de diagnosticar e de tratar.
- Cistite induzida por medicamentos. Determinados medicamentos, em especial os medicamentos da quimioterapia, ciclofosfamida e ifosfamida, podem provocar inflamação da bexiga, quando os componentes expelidos pelo medicamento saem do seu corpo.
- Cistite de radiação. O tratamento de radiação da área pélvica pode provocar alterações inflamatórias nos tecidos da bexiga.
- Cistite de corpo estranho. A utilização a longo prazo de um cateter pode predispô-la para infecções bacteriológicas e danos de tecidos, ambos os quais podem provocar inflamação.
- Cistite química. Algumas pessoas podem ser hipersensíveis a químicos presentes em determinados produtos, como gel duche, sprays de higiene feminina ou geles espermicidas e podem desenvolver uma reacção de tipo alérgico na bexiga, causando a inflamação.
- Cistite associada a outras condições. A cistite pode por vezes ocorrer como uma complicação de outros distúrbios, como cancros ginecológicos, distúrbios inflamatórios da pélvis, endometriose, doença de Crohn, diverticulite, lúpus ou tuberculose.
Diagnóstico
Se tiver sintomas de cistite, consulte o seu médico assim que possível. Além de discutirem os seus sinais e sintomas e o seu historial médico, o seu médico pode pedir estes testes:
- Análise da urina. Se suspeitar que tem uma infecção na bexiga, o seu médico pode pedir uma amostra de urina para determinar se existem bactérias, sangue ou pus na sua urina.
- Cistoscopia. Inspecção da sua bexiga com um cistoscópio – um tubo fino com uma luz e câmara fixas que pode ser inserido através da uretra na bexiga – pode ajudar no diagnóstico. O seu médico pode também utilizar o cistoscópio para remover uma pequena amostra de tecido (biopsia) para análise em laboratório. Este teste provavelmente não será necessário se for a primeira vez que demonstra sinais ou sintomas de cistite.
- Testes imagiológicos. Os testes imagiológicos normalmente não são necessários, mas em alguns casos – especialmente quando não se encontra nenhuma prova de infecção – podem ser úteis. Por exemplo, um raio-x ou ecografia pode ajudar a excluir outras potenciais causas de inflamação da bexiga, como um tumor ou anomalia estrutural.