- 5 remédios caseiros para tratar a gengivite naturalmente
- Gengiva inchada: como curar rapidamente e naturalmente – GreenMe
- Tratamento caseiro para gengiva retraída é irreal e traz riscos à saúde
- 10 remédios caseiros para gengivite
- Remédios caseiros para tratar a gengivite de forma natural
- 6 remédios caseiros para tratar a gengivite
- 1. Limão para tratar a gengivite
- Ingredientes
- Preparo
- Modo de uso
- 2. Óleo de tomilho
- 3. Bicarbonato de sódio e água oxigenada
- 4. Aloe vera para a gengivite
- 5. Vinagre de maçã
- 6. Óleo de coco para a gengivite
5 remédios caseiros para tratar a gengivite naturalmente
Gengiva inchada: como curar rapidamente e naturalmente – GreenMe
Tratamento caseiro para gengiva retraída é irreal e traz riscos à saúde
10 remédios caseiros para gengivite
Remédios caseiros para tratar a gengivite de forma natural
A gengivite é uma condição de saúde bucal que surge quando as gengivas se inflamam e ficam avermelhadas devido à infecção de algumas bactérias. Ela costuma se originar a partir dos depósitos de placa, ou seja, do acúmulo de resíduos de alimentos que, em geral, acontece devido à má higiene.
Embora muitos casos sejam de caráter esporádico, é fundamental realizar um tratamento oportuno para evitar complicações e doenças mais graves. Além disso, visto que os micróbios continuam se proliferando, essa condição pode causar dor e, entre outras coisas, mau hálito, sangramentos e úlceras.
6 remédios caseiros para tratar a gengivite
Antes de conhecer os remédios caseiros para tratar a gengivite, é importante destacar a importância de ir ao dentista. Embora alguns ingredientes possam ser benéficos contra esse problema bucal, o profissional deve ser responsável por fornecer um diagnóstico e tratamento adequados.
A gengivite é uma doença que pode levar a problemas mais graves, como periodontite e perda dentária. Daí a importância do atendimento profissional e de tratamentos especializados. De acordo com informações da Clínica Mayo, pode ser necessário:
- Realizar uma limpeza dental com um profissional.
- Restauração dentária, se necessário.
- Higiene bucal reforçada.
- Acompanhamento odontológico regular.
Sabendo disso, deve ficar claro que os remédios caseiros são apenas um complemento contra esse problema. Eles podem ser usados durante o atendimento profissional ou como complemento do tratamento, desde que o dentista concorde. Você se atreve a experimentá-los?
1. Limão para tratar a gengivite
O primeiro da lista é o suco de limão. Embora não haja evidências relacionadas à prevenção ou tratamento da gengivite, acredita-se que seja benéfico graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além disso, na cultura popular, tem sido usado contra o mau hálito.
Ingredientes
- Suco de ½ limão.
- 1 copo de água morna (200 ml).
Preparo
- Esprema o suco de meio limão, acrescente-o a um copo de água morna e dilua bem.
Modo de uso
- Use o líquido como um enxaguante bucal e faça bochechos durante dois minutos.
- Cuspa e repita o tratamento duas vezes por dia.
2. Óleo de tomilho
Depois, temos o óleo de tomilho, cujas propriedades antimicrobianas podem ser usadas para combater micro-organismos que inflamam as gengivas, conforme sugerido por um estudo publicado no European Journal of Dentistry.
3. Bicarbonato de sódio e água oxigenada
Um enxaguante bucal caseiro de bicarbonato de sódio e água oxigenada pode efetivamente reduzir os sintomas desconfortáveis causados pela gengivite. No entanto, seu uso não é recomendado, pois pode corroer o esmalte e queimar a cavidade oral.
Segundo uma pesquisa publicada em Compendium of continuing education in dentistry, o bicarbonato é bactericida contra a maioria dos patógenos periodontais. No entanto, não é superior aos tratamentos convencionais. Portanto, deve ser usado com muito cuidado e de maneira pontual. Nunca regularmente.
4. Aloe vera para a gengivite
Como os outros ingredientes da nossa lista, o gel de aloe vera é um produto antibacteriano e anti-inflamatório que combate o inchaço das gengivas, ao mesmo tempo que diminui o crescimento de micróbios.
De fato, suas propriedades foram comprovadas em um estudo publicado no Journal of Indian Society of Periodontology, que determinou que o aloe vera tinha uma importante propriedade anti-inflamatória que pode ser usada como um complemento à terapia mecânica para tratar a gengivite induzida por placas.
5. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã contém uma substância chamada ácido acético à qual foi atribuída propriedades antimicrobianas. Portanto, é frequentemente usado para combater o crescimento bacteriano que causa a gengivite. No entanto, as evidências a esse respeito são limitadas e mais pesquisas são necessárias.
6. Óleo de coco para a gengivite
Por fim, o óleo de coco é igualmente importante. Esse produto possui propriedades antibacterianas que podem reduzir efetivamente a placa que se forma nos dentes e ao redor das gengivas.
De fato, isso foi concluído por uma pesquisa publicada em 2015 no Nigerian Medical Journal que, além disso, observou que esse óleo diminui o risco de gengivite induzida pela placa.