Remédios caseiros para Gengivite

5 remédios caseiros para tratar a gengivite naturalmente

Remédios caseiros para Gengivite

Gengiva inchada: como curar rapidamente e naturalmente – GreenMe

Remédios caseiros para Gengivite

Tratamento caseiro para gengiva retraída é irreal e traz riscos à saúde

Remédios caseiros para Gengivite

10 remédios caseiros para gengivite

Remédios caseiros para Gengivite

Remédios caseiros para tratar a gengivite de forma natural

Remédios caseiros para Gengivite

A gengivite é uma condição de saúde bucal que surge quando as gengivas se inflamam e ficam avermelhadas devido à infecção de algumas bactérias. Ela costuma se originar a partir dos depósitos de placa, ou seja, do acúmulo de resíduos de alimentos que, em geral, acontece devido à má higiene.

Embora muitos casos sejam de caráter esporádico, é fundamental realizar um tratamento oportuno para evitar complicações e doenças mais graves. Além disso, visto que os micróbios continuam se proliferando, essa condição pode causar dor e, entre outras coisas, mau hálito, sangramentos e úlceras.

6 remédios caseiros para tratar a gengivite

Antes de conhecer os remédios caseiros para tratar a gengivite, é importante destacar a importância de ir ao dentista. Embora alguns ingredientes possam ser benéficos contra esse problema bucal, o profissional deve ser responsável por fornecer um diagnóstico e tratamento adequados.

A gengivite é uma doença que pode levar a problemas mais graves, como periodontite e perda dentária. Daí a importância do atendimento profissional e de tratamentos especializados. De acordo com informações da Clínica Mayo, pode ser necessário:

  • Realizar uma limpeza dental com um profissional.
  • Restauração dentária, se necessário.
  • Higiene bucal reforçada.
  • Acompanhamento odontológico regular.

Sabendo disso, deve ficar claro que os remédios caseiros são apenas um complemento contra esse problema. Eles podem ser usados ​​durante o atendimento profissional ou como complemento do tratamento, desde que o dentista concorde. Você se atreve a experimentá-los?

1. Limão para tratar a gengivite

O primeiro da lista é o suco de limão. Embora não haja evidências relacionadas à prevenção ou tratamento da gengivite, acredita-se que seja benéfico graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além disso, na cultura popular, tem sido usado contra o mau hálito.

Ingredientes

  • Suco de ½ limão.
  • 1 copo de água morna (200 ml).

Preparo

  • Esprema o suco de meio limão, acrescente-o a um copo de água morna e dilua bem.

Modo de uso

  • Use o líquido como um enxaguante bucal e faça bochechos durante dois minutos.
  • Cuspa e repita o tratamento duas vezes por dia.

2. Óleo de tomilho

Depois, temos o óleo de tomilho, cujas propriedades antimicrobianas podem ser usadas para combater micro-organismos que inflamam as gengivas, conforme sugerido por um estudo publicado no European Journal of Dentistry. 

3. Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Um enxaguante bucal caseiro de bicarbonato de sódio e água oxigenada pode efetivamente reduzir os sintomas desconfortáveis ​​causados ​​pela gengivite. No entanto, seu uso não é recomendado, pois pode corroer o esmalte e queimar a cavidade oral.

Segundo uma pesquisa publicada em Compendium of continuing education in dentistry, o bicarbonato é bactericida contra a maioria dos patógenos periodontais. No entanto, não é superior aos tratamentos convencionais. Portanto, deve ser usado com muito cuidado e de maneira pontual. Nunca regularmente.

4. Aloe vera para a gengivite

Como os outros ingredientes da nossa lista, o gel de aloe vera é um produto antibacteriano e anti-inflamatório que combate o inchaço das gengivas, ao mesmo tempo que diminui o crescimento de micróbios. 

De fato, suas propriedades foram comprovadas em um estudo publicado no Journal of Indian Society of Periodontology, que determinou que o aloe vera tinha uma importante propriedade anti-inflamatória que pode ser usada como um complemento à terapia mecânica para tratar a gengivite induzida por placas.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã contém uma substância chamada ácido acético à qual foi atribuída propriedades antimicrobianas. Portanto, é frequentemente usado para combater o crescimento bacteriano que causa a gengivite. No entanto, as evidências a esse respeito são limitadas e mais pesquisas são necessárias.

6. Óleo de coco para a gengivite

Por fim, o óleo de coco é igualmente importante. Esse produto possui propriedades antibacterianas que podem reduzir efetivamente a placa que se forma nos dentes e ao redor das gengivas.

De fato, isso foi concluído por uma pesquisa publicada em 2015 no Nigerian Medical Journal que, além disso, observou que esse óleo diminui o risco de gengivite induzida pela placa.

Tudo sobre medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: