O que pode ser o caroço no céu da boca e como tratar

Bolha ou cisto na boca? Descubra se pode ser um caso de mucocele

O que pode ser o caroço no céu da boca e como tratar

Causas e tratamentos para dor no céu da boca

O que pode ser o caroço no céu da boca e como tratar

A dor no céu da boca é algo muito comum, pois, na maioria dos casos, é o resultado de doenças ou infecções. É de suma importância tomar nota dos sintomas para mostrar ao médico quando consultar. Além disso, é fundamental não deixar a dor piorar para procurar ajuda profissional. Quanto antes buscar atendimento, mais efetivo e rápido será o tratamento e a cura.

As causas de inflamação no céu da boca ou sensação de bolha no céu da boca são inúmeras. Algumas são completamente inofensivas, já outras necessitam de atenção médica. Por isso, é interessante ir em um especialista para verificar a gravidade dos sintomas e da dor. As causas mais frequentes são:

  • Inflamação devido a uma queimadura no céu da boca;
  • Fumar em excesso;
  • Deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico;
  • Estomatite herpética (infecção pelo vírus herpes simples);
  • Mudanças hormonais ou estresse;
  • Doenças mais sérias, como câncer.

Procure prestar atenção nos sinais que a sua boca dá, eles dizem muito sobre a saúde do organismo

Dor no céu da boca: o que pode ser e tratamento

A dor no céu da boca pode ser ocasionada por coisas simples ou de maior gravidade. Em casa mesmo, é possível fazer um autoexame da boca para verificar se existem alguns desses problemas:

  • Mudanças na aparência dos lábios e parte interna da boca;
  • Endurecimentos;
  • Caroços;
  • Feridas;
  • Sangramentos;
  • Inchação
  • Áreas dormentes;
  • Dentes amolecidos ou quebrados.

Essa é uma boa forma de tentar identificar a causa da dor e, em seguida, levar ao médico os sintomas. Isso o ajudará no diagnóstico e a ter um ponto de partida.

Queimadura

A queimadura pode originar-se ao beber líquidos e alimentos excessivamente quentes, bem como picantes. Neste caso, o palato fica sensível ao toque, podendo apresentar inchaços e caroços. Estas condições, geralmente, duram vários dias após a queimadura. A temperatura alta compromete mais a região do esôfago do que a cavidade bucal em si.

Se a queimadura acontece raramente, não há com o que se preocupar, o problema é se elas acontecem com frequência. O ideal é que bebidas e alimentos não ultrapassem os 60°C. Uma dica é colocar o dedo para sentir a temperatura e tentar deixá-lo por 30 segundos. Se não aguentar, é porque está quente demais. Então, é preciso aguardar esfriar para ser ingerido.

Tratamento

As queimaduras térmicas no céu da boca devem ser tratadas por um estomatologista ou dermatologista, e varia de acordo com o grau da mesma. Na maioria das vezes, é indicada a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos.

Mais que isso, há também a opção de auxílio terapêutico por meio da laserterapia infravermelha de baixa potência. Se o tratamento for feito conforme as recomendações médicas, os resultados são positivos, sem deixar incômodos no local.

Uso de substâncias irritantes

Usar substâncias que são irritantes para a pele pode causar a inflamação do céu da boca. Alimentos afiados podem raspar o tecido e ocasionar desconforto ou até mesmo rasgá-lo. Comidas picantes, extremamente frias ou quentes também podem incomodar, levando dor ao céu da boca. O uso de tabaco também pode influenciar negativamente.

Aftas

A afta pode causar desalento, dor e dificuldade para comer e falar. Normalmente, elas são pequenas, esbranquiçadas e somem depois de alguns dias. As aftas aparecem devido a diversas situações, como estresse, doença autoimune, alteração do PH da boca e deficiência de vitaminas.

Câncer de boca

O câncer de boca é a causa mais comum do surgimento de caroço e dor no céu da boca. A doença também é caracterizada pela presença de feridas e manchas vermelhas na boca que não cicatrizam, dor de garganta, dificuldade para falar e mastigar, mau hálito e perda repentina de peso.

O câncer é diagnosticado mais em homens na faixa dos 45 anos e que têm o hábito de fumar e beber excessivamente, que usam próteses dentárias mal colocadas ou que não realizam uma boa higiene bucal. Esse tipo de câncer inicia-se de forma silenciosa e não ocasiona dor, mas, se não for tratado rapidamente, pode ser fatal.

Mucocele

A mucocele é uma alteração benigna motivada pela obstrução das glândulas salivares ou de uma pancada na boca. Essas condições levam à formação de uma bolha no céu da boca, lábio, língua ou bochecha. A mucocele não é considerada grave e, normalmente, não causa dor, apenas se existir outro ferimento associado.

Síndrome da Ardência Bucal

Essa síndrome é definida por uma sensação de ardência na mucosa bucal, sem um motivo aparente. A causa dessa doença é desconhecida, mas acredita-se que a secura na boca ou candidíase oral podem piorar o sintoma. A síndrome da ardência bucal afeta, principalmente, mulheres na pós-menopausa, com idade superior a 50 anos.

Infecção

Se o corpo entra em contato com uma bactéria ou vírus, como resfriado, sinusite e amigdalite, a dor no céu da boca pode surgir. Em casos de inflamação dos sisos, isso também pode acontecer.

Pênfigo vulgar

Essa é uma doença autoimune e caracteriza-se pela presença de bolhas na boca que, ocasionalmente, causam dor. Ao desaparecer, deixam manchas escuras que demoram meses para sumir por completo. Essas bolhas podem se espalhar pelo corpo, além de levar ao surgimento de úlceras ou ao seu rompimento.

Tudo sobre medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: