O que pode ser arrotos constantes e o que fazer

Excesso de Gases Intestinais – Causas e tratamento

O que pode ser arrotos constantes e o que fazer

Eructação: tratamentos e causas

O que pode ser arrotos constantes e o que fazer

Azia ou má digestão? Entenda a diferença e os cuidados

O que pode ser arrotos constantes e o que fazer

Quem nunca reclamou de desconforto abdominal após as refeições? Problemas como azia e má digestão são comuns e afetam a qualidade de vida dos brasileiros. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 70% da população já sofreu algum episódio de indigestão.

Embora muita gente ache que azia e má digestão são a mesma coisa, há diferença entre elas. Portanto, também é preciso tomar medidas preventivas e adotar tratamentos de acordo com cada caso. O Sempre Bem te explica mais!

O que é azia?

A azia é a sensação de queimação no estômago e pode causar dores no peito, irradiando desconforto para pescoço e garganta. Ela ocorre quando o suco gástrico rompe o esfíncter, anel muscular que separa o esôfago do estômago. A produção de ácido gástrico é feita pelo próprio organismo e é ele que auxilia o processo de digestão dos alimentos. 

Causas

De acordo com a gastroenterologista Patrícia Rattacaso, a azia é uma condição que normalmente “está associada à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), quando o conteúdo gástrico sobe para o esôfago, causando a sensação de queimação e regurgitação”. Estima-se que o problema afete cerca de 12% dos brasileiros. 

Já o refluxo geralmente é causado pelo mau funcionamento do esfíncter. Em condições normais, ele atua como uma espécie de válvula que se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, se fecha para reter os sucos gástricos e o alimento ingerido.

Quando há qualquer comprometimento nesse processo, o conteúdo gástrico do estômago passa para o esôfago e, como ele não possui uma camada de proteção contra substâncias ácidas, isso pode provocar esofagite (inflamação do esôfago). 

Além disso, a azia também pode ser consequência de gastrite. Por isso, é importante atentar para a frequência com que os episódios aparecem e se repetem, pois a azia pode ser sintoma de problemas mais sérios. 

Veja também o vídeo (Fica a Dica – Dicas para amenizar a azia)

Sintomas da azia

Os sintomas da azia afetam o bem-estar e diminuem a qualidade de vida. Conheça:

Má digestão e sensação de estômago cheio;Refluxo dos alimentos;Arroto constante e involuntário;Estômago inchado;Gosto ácido ou amargo na boca;Dor e sensação de queimação na garganta.

Cuidados

Para cuidar dos sintomas da azia, é preciso adotar uma mudança de hábitos alimentares, que inclui alterar a forma de consumir os alimentos. Com atitudes simples, como mastigar bem antes de engolir, é possível facilitar a digestão e isso faz muita diferença na hora de tratar a doença. 

Mas isso não basta! Também deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos, parar de fumar e diminuir as situações de estresse para barrar a azia. Afinal, o tratamento pode até incluir o uso de medicamentos, mas só isso não funciona. 

Confira alguns alimentos e bebidas capazes de provocar azia e repense sua dieta:

Bebidas alcoólicas, refrigerante, café e suco de laranjaPimentas, cebola e vinagreAlimentos gordurosos, frituras e chocolateMolho de tomate, mostarda e ketchup

O que é má digestão?

Também chamada de indigestão, ou dispepsia, a má digestão é o desconforto no abdômen superior que ocorre logo após as refeições. Ela causa dor abdominal, inchaço, náusea, vômito, empachamento, entre outros incômodos. 

Para serem absorvidos pelo intestino delgado, os alimentos precisam ser digeridos, ou seja, necessitam passar pela ação dos sucos gástricos para transformar a comida em partículas bem pequenas. Quando o estômago está cheio demais ou consumimos alimentos de difícil digestão, é comum que se apresentem os sintomas da indigestão.

Sintomas

As pessoas costumam confundir os sintomas de dispepsia com os de gastrite e azia, mas a indigestão nem sempre é sinal de um problema mais sério. Veja os principais sinais:

Desconforto no abdômen superior;Sensação de estômago cheio;Eructações (arrotos);Sensação de refluxo;Enjoo;Vômito;Dor abdominal;Sonolência após a refeição.

Quando está relacionada a outras doenças, a má digestão pode apresentar vários sintomas, como dor, náusea, sensação de peso, empachamento, queimação e saciedade precoce.

Leia também o artigo (Intolerância à lactose x APLV: saiba a diferença)

Tudo sobre medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: