Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Saiba o que são as doenças do labirinto – CDO – Centro de Diagnóstico Otorrinolaringológico

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

LABIRINTITE – Sintomas, causas e tratamento

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Síndromes vestibulares periféricas

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Neurite vestibular: entenda tudo sobre essa doença que provoca vertigem

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Você já ouviu falar em neurite vestibular? Esse é um dos distúrbios dosistema vestibular que muitas vezes é confundido com labirintite e é caracterizado principalmente por vertigemintensa.

A seguir,respondo às principais dúvidas sobre essa condição, que pode prejudicar aqualidade de vida de muitas pessoas.

O que é a neuritevestibular?

A neurite vestibular é a inflamação do nervo vestibular (porção do oitavo nervo craniano), que conecta oouvido interno ao cérebro. Quando esse nervo ficainflamado, ele perturba a maneira como a informação normalmente seriainterpretada pelo cérebro, causando sintomas que podem aparecer subitamente.

Segundo a Associação de Distúrbios Vestibulares, essa condição afeta o ramo do nervo associado ao equilíbrio, mas não à audição. Além disso, pode ocorrer em todas as idades, principalmente entre 30 e 60 anos. Raramente é relatado em crianças.

Diferenças entre labirintite e neurite vestibular

Muitas vezes, a neurite vestibular é confundida e usadacomo sinônimo da labirintite. Mas elas o condições diferentes. Enquanto a neurite vestibular é a inflamação do ramo do nervo associado ao equilíbrio, a labirintiteafeta o labirinto, causando também problemas auditivos.

Agora que você já sabe o que é a neurite vestibular, vamosentender melhor quais são seus sintomas.

O que causa neurite vestibular?

Na maioriadas vezes, os vírus são osprincipais responsáveis pela neurite vestibular. Ela podeacontecer como consequência de uma infecção viral inicial do ouvido interno oude outra parte do corpo.

Assim sendo, alguns vírus que foram associados a essa condição são: herpes-zóster, influenza, sarampo,rubéola e caxumba. Como resultado, os sintomas podem ocorrer durante ainfecção viral ou até mesmo depois que o problema foi resolvido.

Outra possível causa, segundo a Chicago Dizzines and Hearing, pode ser a diminuição repentina de fluxo sanguíneo para o ouvido interno.

Enxaqueca vestibular associa dor de cabeça com tonturas

Como é feito o diagnóstico

Ao tersintomas como os citados anteriormente, é importante consultar um otorrinolaringologista, de preferência otoneurologista, para um diagnóstico adequado.

Durante a consultamédica, o profissional avalia o caso do paciente de forma personalizada e podesolicitar alguns exames complementares, como audiometria, teste VHIT (VideoHead Impulse) e teste VEMP (Potencial Evocado Miogênico Vestibular), video ouvectonistagmografia, exames de imagem etc.

É muitoimportante buscar acompanhamento médico rapidamente para que os sintomas nãopiorem e a qualidade de vida do paciente não seja prejudicada, afetandoatividades diárias ou o trabalho.

Tudo sobre medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: