Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

Água, limão e bicarbonato é uma receita realmente eficaz contra o câncer? – GreenMe

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

Misturar bicarbonato de sódio com limão tem se tornado cada vez mais popular, especialmente porque existem relatos de que essa mistura pode ajudar com algumas questões estéticas, como branquear os dentes ou remover cicatrizes, deixando a pele mais bonita. 

Além disso, a mistura de bicarbonato com limão também tem ganho popularidade como remédio caseiro para aliviar os sintomas de refluxo, especialmente a dor de estômago e a azia constante.

No entanto, existem poucos estudos científicos feitos com a mistura que possam comprovar esses benefícios. Assim, e tendo por base o limão e o bicarbonato individualmente, explicamos qual o possível efeito desses ingredientes para cada um dos usos mais comuns:

1. Branquear os dentes

Vários estudos feitos com o bicarbonato de sódio na saúde bucal mostram que a substância é capaz de eliminar o excesso de bactérias da boca, reduzindo a placa bacteriana e, consequentemente, deixando os dentes mais brancos.

Além disso, uma investigação feita em 2017 com pastas de dentes que continham bicarbonato de sódio na composição, também concluiu que essas pastas eram capazes de eliminar manchas superficiais dos dentes devido à presença do bicarbonato.

Já no caso do limão, um estudo feito em 2015 demonstrou que o limão possui ácidos que são capazes de destruir o esmalte dentário, aumentando o risco de sensibilidade dentária e aparecimento de cáries.

Conclusão

Embora não exista qualquer estudo que avalie o efeito da mistura de bicarbonato com limão sobre a saúde dos dentes, sua utilização é desaconselhada, especialmente devido aos riscos de aplicar limão sobre os dente. O ideal é consultar um dentista para fazer um branqueamento profissional.

Veja mais sobre as principais opções de branqueamento dentário.

2. Aliviar o refluxo e a azia

Devido ao seu pH básico, de 9, o bicarbonato é uma substância que tem demonstrado ser capaz de aumentar o pH do conteúdo gástrico, deixando-o menos ácido. Dessa forma, a substância pode ajudar a aliviar os sintomas típicos do refluxo, que acontecem quando o conteúdo do estômago consegue chegar até ao esôfago.

Já o limão tem pH ácido, de 2, que, embora seja um pH mais elevado que o do conteúdo gástrico, que é de 1,2, não é suficiente para neutralizar o ácido e aliviar os sintomas.

Ainda assim, existem alguns antiácidos de farmácia que juntam o bicarbonato com o limão, pois, quando combinados, esses ingredientes produzem citrato de sódio, uma substância que evita alterações muito bruscas do pH do estômago.

3. Remover cicatrizes

O limão é um ingrediente que contém ácidos naturais, como a vitamina C, que é muito utilizada na composição de alguns cremes de peeling para remover a camada superficial da pele e ajudar a disfarçar cicatrizes.

No entanto, quando utilizada na sua forma natural, e sem outros ingredientes misturados em laboratório, a vitamina C não consegue ser corretamente absorvida pela pele e, por isso, não produz um correto efeito de peeling.

Além disso, se for utilizado em quantidade excessiva, o suco do limão pode causar alterações do pH da pele, deixando-o mais ácido. Quando isso acontece, a pele tem tendência a manchar ou ficar irritada, além de aumentar a sensibilidade aos raios UV, o que aumenta o risco de queimaduras na pele.

Quanto ao bicarbonato, não existem estudos que demonstrem sua ação benéfica sobre a pele. Porém, como possui um pH básico, pode também influenciar no equilíbrio do pH pele, aumentando o risco de ressecamento e até aumento da oleosidade.

Bicarbonato com mel: uma mistura cheia de benefícios

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

O bicarbonato de sódio, também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato é um pó branco que todos têm ou já tiveram em suas casas, porque ele tem utilidades infinitas. Nossas mães sempre o mantêm na cozinha para a gastronomia e até para a limpeza.

Este composto é obtido naturalmente a partir de um mineral chamado natrão ou produzido artificialmente. Além disso, é importante observar que ele não contém aditivos.

Benefícios do bicarbonato de sódio

É importante que, antes de começar a usar o bicarbonato, você indique ao seu médico que está consumindo-o e em quais quantidades, para que a sua saúde não seja afetada.

As seguintes propriedades são atribuídas ao bicarbonato de sódio, algumas reais e outras, nem tanto:

1. Digestivo natural

Acredita-se que este ingrediente possa ser usado para tratar problemas relacionados à indigestão, pois ajudaria a aliviar a flatulência e a digerir refeições pesadas mais rapidamente.

No entanto, vários estudos recomendam não tomá-lo, principalmente se você tiver problemas cardíacos ou diabetes, como é o caso da situação descrita neste estudo realizado pela Universidade da Califórnia.

Essa outra investigação, da Universidade de Washington, alerta que o uso excessivo pode causar problemas sérios, como encefalopatia hemorrágica.

2. Antiácido natural

Embora em pequenas quantidades possa ser eficaz, conforme detalhado na segunda investigação do parágrafo anterior, o ideal é consultar o médico se quisermos começar a consumi-lo.

3. Depurativo

Não há evidências suficientes para apoiar um alegado poder de purificação relacionado ao bicarbonato de sódio.

4. Antisséptico

Outro uso do bicarbonato de sódio é que ele funciona como um clareador dental. Obviamente, também é abrasivo para os dentes, por isso é aconselhável consultar o dentista primeiro.

5. Antigripal

É um remédio caseiro muito utilizado para tratar a gripe e o mal-estar geral. É o melhor aliado na hora de combater as bactérias causadoras da gripe, além de ajudar a diminuir os sintomas de infecção causados pela mesma.

6. Combate a cistite

De acordo com um estudo daChungbuk National University College of Medicine, ao consumir o bicarbonato, ajudaríamos os rins a criar uma barreira protetora contra as bactérias.

No entanto, é importante consultar o médico primeiro, pois não se sabe exatamente a quantidade que deve ser ingerida para não ser prejudicial.

Da mesma forma, o bicarbonato poderia aumentar a quantidade de sódio no organismo, o que é perigoso.

Da mesma forma, a combinação de bicarbonato de sódio com mel é ideal para o tratamento de problemas dermatológicos, especificamente os do rosto. De acordo com este estudo realizado pela Universidade Kelantan da Malásia, o mel tem propriedades curativas e antissépticas altamente valorizadas nos cosméticos.

Por sua vez, o bicarbonato funciona como um esfoliante para a pele, eliminando as células mortas.

Ingredientes

  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio (120 g)
  • 1 xícara de mel (se possível, natural e orgânico) (250 g)

Preparo

  • Misture o bicarbonato com o mel em um recipiente.
  • Mexa a mistura até conseguir uma pasta espessa e homogênea.
  • Cozinhe-a, preferivelmente em banho-maria, durante 10 minutos mexendo de vez em quando.
  • Desligue o fogo e reserve.

Aplicação

Não é conveniente consumir a mistura em excesso, uma vez que uma dose maior que uma colher de chá pode produzir uma ruptura gástrica.

Portanto, é importante que você não consuma nada sem antes consultar o seu médico e evite comer alimentos como carne vermelha, farinha e açúcar.

Máscara contra a acne

Outro uso atribuído ao bicarbonato de sódio misturado com o mel é combater a acne. As máscaras são baratas e fáceis de fazer, mas você deve ter em mente que, de acordo com alguns estudos, há riscos para a pele.

Uma dessas investigações é a realizada pela entidade científica Europe PMC, e afirma que esses riscos podem exceder em muito os supostos benefícios, pois podem causar irritações e inflamações na pele.

Consulte primeiro o seu médico ou um dermatologista.

Tudo sobre medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: